Principais químicos tóxicos usados na indústria têxtil – última parte

Perfluorados

Repelentes à água e machas – PERFLUORADOS (PFC)

Chegamos na última parte da série sobre produtos químicos tóxicos utilizados na indústria têxtil. Vamos entender os tecidos com característica repelente à água e manchas. Essa propriedade produz peças de vestuário usados em áreas externas e com função de proteção laboral.

Além do vestuário, a característica impermeabilizante é aplicada em tapetes e tecidos para decoração, em utensílios de cozinha, embalagens de pipoca para micro-ondas, móveis e outros produtos.  

A característica de repelir água nos tecidos é realizada por meio de acabamentos com substâncias químicas de alta toxicidade.  Essas são aplicadas à superfície do tecido ou podem ser absorvidos para o interior das fibras, prolongando seu efeito por mais tempo. 

A forma mais comum para agregar a propriedade de repelir água nos tecidos é através da impregnação (imersão em solução líquida) com fluorados, também conhecidos como compostos perfluorados (PFC). No total existem mais de 600 compostos desse tipo.

Para impermeabilização têxtil é mais usado o politetrafluoroetileno (PTFE), o famoso Teflon criado e patenteado pela empresa DuPont. Esse tipo de acabamento muda a textura do tecido, com resultado mais endurecido ao toque e requer cuidados especiais para sua manutenção. 

Como todos componentes químicos sintéticos, perduram no ambiente e têm a capacidade de bioacumulação. Já se encontram até em regiões remotas da Terra, onde não há presença humana. O que justifica que 98% da população dos Estados Unidos tem esse composto em seu organismo em níveis baixos na ordem de 3 a 4 ppb (partes por bilhão).  

Quais tecidos tem tratamento impermeabilizante? 

Tecidos de decoração repelentes à água e manchas

Está presente em sofás, almofadas, tapetes etc.  

 Roupas para mergulho

Produzidos a partir de tecidos de algodão com elastano e acabamento impermeabilizante. São tecidos que se modelam ao corpo, proporcionando conforto e bloqueio à água. Para a impermeabilização é feito tratamento no tecido com Teflon (politetrafluoroetileno).  

Casacos térmicos (EPI – Equipamento de Proteção Individual)

São produzidos com lã ou manta acrílica e acabamento impermeabilizante em silicone. É usado em ambientes de trabalho com baixas temperaturas e muita umidade, como câmaras frigoríficas.  

Declaração de Madrid

 Para termos ideia da gravidade acerca dos perfluorados, foi publicado em 2016 na revista Environmental Health Perspectives (publicação mensal com apoio do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental dos EUA ) documento conhecido como Declaração de Madrid com a participação de 200 cientistas de 38 países alertando os graves riscos de exposição a essa substância.

O consenso final, após esse grupo confrontar centenas de pesquisas a respeito dos perfluorados, é que são “potencialmente tóxicos” alertando a necessidade de substituição por “alternativas mais seguras”. 

O documento é um apelo a todos governos do mundo para freiar sua produção. Em relação aos consumidores foi recomendado que evite, o máximo possível, o uso e contato de produtos que contenham perfluorados.

Muito conhecido nos meios acadêmicos como “disruptores endócrinos“, deixa claro o grande perigo dos perfluorados na capacidade de interferir no funcionamento normal dos hormônios, atacando principalmente a tireoide. São substâncias que conseguem afetar a estrutura química do sistema endócrino, o principal regulador do estado de equilíbrio do corpo (homeostasia).

Os perfluorados também causam intoxicação do fígado e do sistema imunológico. Os pesquisadores encontraram ligação dessa substância com o desenvolvimento de câncer de fígado, de testículos e pancreático em ratos de laboratório.

Evite os compostos perfluorados!!!

Os perfluorados (PFCs) também são encontrados em embalagens de alimentos como caixa de pizza, saco de pipoca de micro-ondas e papeis impermeáveis de sanduíches e doces.  

Caso precise comprar produtos ou formas de impermeabilização para sua casa é importante pesquisar fabricantes que não empreguem compostos perfluorados em sua produção.  

FIQUE ATENTX AS SIGLAS 

Tipos de perfluorados (PFC) mais comuns usados como repelentes a água e manchas 

 PFOA – ácido perfluorooctanóico

Substância usada na produção do teflon. É aplicado há décadas na fabricação de utensílios de cozinha da DuPont. A empresa acumula 3.500 de processos judiciais, que apontam problemas de saúde causado pelo PFOA. 

PFOS – Ácido perfluorooctanossulfônico e seus derivados PFNA e PFBS.  

Entenda mais:

Perfluorados e seus riscos

Riscos químicos do cotidiano

Cientistas alertam para risco de químicos usados em panelas

Declaração de Madrid

Imagens: 

Camisa Vardama com tecnologia Equa-Tek

Jaleco impermeável

Sofá

Publicado por Curso moda sustentável

Somos curso + oficinas +produtor de conteúdo educacional em moda sustentável sediado na Escola de Moda, ESCA, no Centro do Rio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: